Vilhena,

MP Itinerante promove atendimentos e debate sobre crise hídrica em Monte Negro

Por Redação
Publicado 20/06/2024
A A

O projeto MP Itinerante continua sua série de atendimentos no Vale do Jamari, realizando nesta quinta-feira (20/6) um mutirão de serviços na Escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, em Monte Negro. A ação, que atraiu centenas de pessoas, contou com a presença de diversos parceiros e ofereceu uma ampla gama de serviços à comunidade.

Balanço - No terceiro dia de atividades, o Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi se reuniu com estudantes do ensino médio para discutir a crise hídrica em Rondônia. “Conversamos sobre as causas e consequências da crise hídrica no estado, destacando a importância da preservação dos recursos naturais e das práticas sustentáveis”, afirmou o Promotor. A iniciativa visa conscientizar os jovens sobre os desafios ambientais e incentivar ações que contribuam para a mitigação dos problemas relacionados à escassez de água.

Cidadania - Além das palestras educativas, o MP Itinerante ofereceu diversos serviços de cidadania, incluindo a emissão e atualização de documentos como Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Carteira de Trabalho, Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, e o Passe Livre para pessoas com mais de 60 anos. A ação também contou com a participação da Energisa, que realizou a troca de lâmpadas e geladeiras através do Programa de Eficiência Energética (PEE).

Parceiros - A ação do MP Itinerante em Monte Negro foi possível graças à colaboração de 18 parceiros, incluindo o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Polícia Civil, os Correios, o Corpo de Bombeiros, a Emater, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sedam) e de Educação (Seduc), a Idaron, o Procon, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e o Conselho Tutelar. Essas instituições trabalham em conjunto para proporcionar inclusão, acesso à justiça e empoderamento aos cidadãos.

Integração e Fiscalização - Além dos serviços oferecidos, o MP Itinerante também realiza fiscalizações de órgãos públicos e atendimento de demandas dos cidadãos, fortalecendo a presença do Ministério Público de Rondônia nas comunidades. “Estamos aqui para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e para colaborar na construção de políticas públicas eficazes”, enfatizou o promotor Pablo Hernandez Viscardi.

O projeto MP Itinerante encerrará suas atividades da semana amanhã, sexta-feira (21/6), em Campo Novo de Rondônia, na Escola 15 de Outubro.

Fonte: MP/RO